terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Estudo aponta que Antártica registrou frio recorde de -93º C em 2010


Dados foram divulgados por cientistas da União Geofísica Americana.
Temperatura foi registrada em bolsões de ar aprisionado, no Leste antártico. 




Da Reuters 



O ar ártico que levou temperaturas congelantes ao leste dos Estados Unidos em dezembro é relativamente ameno em comparação com o recorde de -93º C medido na Antártica em agosto de 2010, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (10) pela União Geofísica Americana, localizada em São Francisco. 

Os cientistas fizeram a descoberta ao analisar 32 anos de temperaturas da superfície global registradas por satélites. Eles detectaram que um cume no leste da Antártica contém bolsões de ar aprisionado que chegaram a -93º C em 10 de agosto de 2010, disseram os estudiosos. 

O recorde de baixa anterior era de -89,2º C, registrado em 1983 na estação de pesquisa russa de Vostok, na Antártica Oriental, disse Ted Scambos, cientista chefe do Banco de Dados Nacional de Gelo e Neve dos EUA, no Colorado. 

"Nós tínhamos a suspeita de que este cume da Antártica era susceptível a ser extremamente frio, e mais frio do que Vostok, porque é mais alto", disse Scambos em comunicado. 

As temperaturas são cerca de 50 graus mais frias do que qualquer registro no Alasca ou na Sibéria. 
Imagem divulgada pela agência espacial americana mostra o continente antártico. Estudo detectou que a temperatura de -93º C foi registrada em 2010 (Foto: Nasa/Reuters) 

Sem comentários:

Enviar um comentário