terça-feira, 9 de julho de 2013

Pequeno Dicionário Científico


A
Abiótico – (1) Condições físico-química do meio ambiente, como luz, a temperatura, a água, o pH, a salinidade, as rochas, os minerais entre outros componentes. (2) Caracterizado pela ausência de vida. Lugar ou processo sem seres vivos. (Goodland, 1975).
Aceleração da Gravidade - A aceleração do movimento de queda livre de um corpo, nas vizinhanças da Terra, em virtude das forças de atração dos corpos. Seu valor varia com a latitude, altitude, situação topográfica do local e condições geológicas.
Acesso remoto – Conexão à distância entre um dispositivo isolado (terminal ou micro) e uma rede.
Acido desoxirribonucléico (DNA) – Material genético primário, da maioria dos organismos, constituído de duas fitas complementares de polinucleotídeos.
Acido ribonucléico (RNA) – Ácido nucléico envolvido na transferência da informação genética e sua decodificação em uma cadeia polipeptídica. Em alguns vírus ele é o material genético primário.
Acoplamento – 1. Junção ou união de dois elementos de uma nave ou estação espacial; acoplagem. 2. Conexão ou interação entre dois sistemas, mediante o que se transfere energia de um para outro.
Adaptabilidade – Aptidão, inerente a numerosas espécies, de viver em condições de ambiente deferentes daquelas de sua ocorrência natrural.
Adaptação – (1) Processo de o organismo tornar-se ajustado ao ambiente. Essa dinâmica pode exigir mudanças morfológicas, bioquímicas, fisiológicas ou comportamentais no indivíduo e torná-lo mais capacitado para sobreviver e reproduzir-se, em comparação com outros membros da mesma espécie. (2) Ajustamento de um organismo ou população ao meio ambiente.
Aditivo – Substância química adicionada a alimentos para dar melhor aparência, mudar espessura (espessante), gosto, prevenir a decomposição rápida, etc. A maioria dos aditivos é proveniente de materiais sintéticos.  Também são considerados substâncias intencionalmente adicionadas aos agrotóxicos para melhorar sua ação, durabilidade, estabilidade e detecção.
Adstringente - As substâncias adstringentes atribuem contrações nos tecidos orgânicos moles
Adubo orgânico e mineral – Matéria que se mistura à terra para corrigir deficiências e aumentar a fertilidade. Adubo orgânico é considerado como restos de alimentos vegetais esterco de animais que se misturam à terra para fertilizá-la.
Adubo químico – Substância química que se mistura à terra para fertilizá-la.
Aeróbio - Diz –se do organismo ou processo para o qual é imprescindível o oxigênio livre retirado do ar (p. ex., bactéria aeróbia).
Aerossol – (1) Solução coloidal em que a fase dispersora é gasosa e a fase dispersa é sólida ou líquida. (2) Conjunto de gotículas que escapam da lei da gravidade, com tendência a se elevarem para a atmosfera. (3) Embalagem de um produto (tinta, desodorante, medicamentos) que de ser usado sob forma de aerossol. As latas de aerossóis frequentemente contém gases como o CFC que podem atingir a camada de azônio, permitindo a entrada de raios ultravioletas.
Agenda 21 – Acordo firmado na Rio-92 que se constitui na sistematização de um programa de ações para o desenvolvimento sustentável, preparando o mundo para o próximo século. A Agenda 21 é um abrangente plano de ação a ser implementado pelos governos, agências de desenvolvimento, organizações das Nações Unidas e grupos setoriais independentes em cada área onde a atividade humana afeta o meio ambiente.
Agricultura – É a atividade desenvolvida pelo homem, tanto no meio rural quanto no urbano, que consiste na exploração racional do solo para obtenção direta de produtos vegetais, ou indireta, por meio da criação de animais, para alimentação ou fornecimento de matéria prima.
Agricultura alternativa – Métodos agrícolas que normalmente dispensam o uso de fertilizantes ou pesticidas químicos, visando à conservação do solo, bem como a preservação da fauna e da flora. Também conhecida como ecológica, a agricultura alternativa utiliza a policultura, de acordo com o tipo de solo e as condições climáticas.
Agricultura biológica – Conjunto de técnicas de cultura e de métodos de criação de animais, cujo objetivo é preservar a qualidade biológica dos produtos agrícolas e respeitar o equilíbrio natural. Baseia-se na busca de espécies resistentes, com fertilização basicamente orgânica, manejo de solo não-agressivo e uso de biocidas naturais.
Agroecologia - Ciência que estuda as relações entre a agricultura e o meio ambiente, buscando a integração equilibrada da atividade agrícola com a proteção do meio ambiente
Agroindústria - Conjunto de setores industriais que fornecem insumos à agricultura (fertilizantes, agrotóxicos sementes, etc.) e aos que beneficiam, processam e/ou comercializam os produtos agrícolas. (Fonte - "Pragas e Venenos - Agrotóxicos no Brasil e no Terceiro Mundo")
Agrotóxico - Denominação atribuída genericamente aos defensivos químicos [Ubirajara C&T] , de ação tóxica,  usados na agricultura. São produtos usados principalmente pelos setores da produção agrícola, da saúde, etc, a fim de preservar as colheitas e o ser humano de insetos e ervas considerados nocivos e daninhos; são as substâncias desfolhantes, dessecantes, inibidoras e/ou estimuladoras do crescimento. Também chamados de defensivos agrícolas (sobretudo pela indústria química), pesticidas ou praguicidas.
Agua - Substância química composta por duas partes de hidrogênio e uma de oxigênio (H2O) que forma os rios, os lagos, o mar e também grande parte dos organismos. A água cobre 70% da superfície terrestre e dela depende a vida. Mais de 50% do corpo humano constitui-se de água. A água tem vários usos - mata a sede dos seres vivos, serve à agricultura e à indústria, é meio de transporte, recebe dejetos. Pela lei brasileira, estes usos dependem de outorga e da classe dos corpos d'água. (Fonte - - "Dicionário de Ecologia", Lei Federal 9433/97)
Agua oxigenada –  nome  vulgar  do  peróxido de hidrogênio
Amazônia Legal - Toda a região da bacia amazônica, incluindo parte do norte de Mato Grosso, de Minas Gerais, de Goiás, do Tocantins e do oeste do Maranhão, segundo fixado em lei
Ailha - Pequeno anel, de plástico ou de metal, com numeração para identificação, que se usa para identificar o animal a fim de, em uma captura posterior, se obtenha informações sobre a distribuição geográfica de espécie, seus hábitos, migrações, etc.
Anóxico - Carente de oxigênio.
Anti-vírus - Programa que detecta e elimina vírus de computador, fazendo uma busca na memória do sistema e nos arquivos em disco
Apogeu - posição mais afastada da Terra atingida por um corpo celeste ou veículo espacial.
Aquecimento global - Aumento da temperatura média do Planeta, relacionado ao aumento do efeito estufa. A causa estaria nas emissões de gases lançados pelas atividades econômicas, sobretudo o monóxido e dióxido de carbono (principal vilão), óxidos de nitrogênio, metano, CFC. Entre as consequências mais graves, estariam o derretimento de calotas polares e a expansão das moléculas de água do oceano devido ao calor, o que causaria grandes inundações, afundando ilhas e cidades costeiras. Também mudaria o perfil da agricultura, com algumas regiões tornando-se imprestáveis para este fim. (Fonte - "Agenda Ecológica Gaia 1992", "Glossário Ambiental")
Aquífero - Água subterrânea, confinada ou não. O mesmo que lençol aquífero, lençol d'água, lençol freático, lençol subterrâneo.  Camada aquífera fica entre dois terrenos impermeáveis nos poços artesianos.
Area de Proteção Ambiental - Aquela que é declarada com o objetivo de assegurar o bem-estar das populações e conservar ou melhorar as condições ecológicas locais; área de preservação ambiental. [Dentro dos princípios constitucionais que regem o exercício da propriedade, o poder público estabelecera normas limitando ou proibindo - a) implantação e funcionamento de indústrias potencialmente poluidoras, capazes de afetar mananciais; b) realização de obras de terraplanagem e abertura de canais, quando estas iniciativas importarem em sensível alteração das condições ecológicas locais; c) exercício de atividades capazes de provocar acelerada erosão das terras e/ou acentuado assoreamento das coleções hídricas; d) exercício de atividades que ameacem extinguir na área protegida as espécies raras da biota nacional. Sigla - APA.]
Assoreamento - "Entupimento" do corpo d'água, ou seja, fenômeno causado pela deposição de sedimentos minerais (como areia e argila) ou de materiais orgânicos. Com isso, diminui a profundidade do curso d'água e a força da correnteza. (Fontes - "Glossário Ambiental", "Dicionário de Ecologia", "Dicionário Geológico-Geomorfológico")
Astrofísica – Ramo da astronomia que trata da constituição, das propriedades físicas e da evolução dos objetos celestes e dos diversos meios que o compõem.
Aterro sanitário - Local onde o lixo é disposto de forma organizada, segundo critérios sanitários e de engenharia. Deve estar longe de lençóis d'água e centros urbanos. O lixo é colocado em camadas, compactado e diariamente recoberto com terra. Há controle do gás (que pode ser aproveitado) e chorume, formados no processo natural de decomposição. Pode haver seleção prévia para retirar materiais recicláveis. Se bem administrado, após esgotado, o local pode servir a outros usos urbanos. (Fontes - "Tratamento de Lixo", Jornal Urtiga)
Atmosfera - Atmosfera é a camada gasosa que envolve o planeta. A atmosfera terrestre consiste de 77% de nitrogênio e 21% de oxigênio. O resto é vapor d'água e outros gases.
Ave migratória - Ave que atravessa, em qualquer estação do ano, em bandos, as fronteiras dos países onde é nativa, para viver temporariamente em outras regiões.
B
Bacia hidrográfica - Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes. Longitudinalmente, nas depressões, ocorre a concentração das águas drenadas, formando um lençol fluente, os rios. Em toda bacia hidrográfica deve existir uma hierarquização da rede de drenagem, partindo dos pontos mais elevados para os mais baixos e de acordo com o dinamismo dos diferentes tributários.
Bagaço de cana - é  o resíduo fibroso da moagem da   cana  de  açucar  e extração do caldo. Por ser um material  residual  abundante   em  várias  regiões do país,  embora  de fibra curta e baixo rendimento, tem sido   utilizado   em   larga   escala    sobretudo   para obtençào   de   celulose  semi-química  pelo processo soda,   com   aplicação principal no papel miolo para ondulado.     Pelo  processo    soda-cloro,   tem    sido também     fabricada     celulose    branqueada,    para aplicação     em    papéis   de   escrever   e    imprimir.
Banco ativo de germoplasma - Consiste em uma área onde são reunidas coleções de plantas em cultivo, com objetivos de conservação da variabilidade genética das espécies.
Banco de dados - Um conjunto de informações relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto e organizadas de maneira útil, com o propósito de servir de base para que o usuário recupere informações, tire conclusões e tome decisões
Biodiversidade - Diversidade biológica. Usualmente, a variedade de organismos considerada em todos os níveis taxonômicos, desde variações genéticas pertences à mesma espécie, até as diversas séries de espécies, gêneros, famílias e níveis taxonômicos superiores. Mais genericamente, o conceito de biodiversidade não está sendo considerado apenas no nível das espécies, mas também dos ecossistemas, dos habitats e até da paisagem.
Bioma – Categoria de habitat em uma determinada região do mundo, como por exemplo, a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado.
Biomassa – Peso de matéria viva, normalmente expressa em peso seco, no todo ou parte de um organismo, população ou comunidade.
Biomedicina – Disciplina combinada de biologia e medicina para análise das tolerâncias humanas e proteção contra variações de ambiente.
Biorremediação – Biorremediação de solos e águas subterrâneas pode ser definida como o uso de microorganismos para converter contaminantes em espécies menos tóxicas com o objetivo de remediar locais contaminados.
Biosfera - A terra é composta por vários ecossistemas sejam eles aquáticos, terrestres ou até mesmo aéreos. A soma de todos estes ecossistemas é a biosfera. Portanto, a biosfera seria a parte na qual ocorre vida no planeta e na qual a vida tem poder de ação.
Biossegurança – A manutenção de condições seguras nas atividades de pesquisa biológica, de modo a impedir danos aos trabalhadores, a organismos externos ao laboratório e ao ambiente.
Biota – Conjunto de seres vivos de um ecossistema; a fauna e a flora juntos. Conjunto de componentes vivos (bióticos) de um ecossistema.
Biotecnologia – (1) Tecnologia baseada na utilização de agentes ecológicos (plantas e animais), não-químicos artificiais, no controle de pragas e maximização da produtividade agrícola. (2) Qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica.
C
Caloria – Medida de energia na forma de calor, originalmente correspondente à quantidade de calor requerida para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1° C.
Camada de ozônio – Faixa da atmosfera  entre  15  e  30 Km, localizada na estratosfera , com alta ocorrência de reações das moléculas de oxigênio com os fótons da radiação ultravioleta (UV) do Sol, gerando uma concentração de ozônio acima daquela no nível do solo. Esta zona normalmente está em equilíbrio dinâmico, pois o ozônio assim formado consome também, por sua vez, o UV do Sol, produzindo novamente moléculas de oxigênio e oxigênio livre. Este ciclo, que funciona como filtro UV, permite condições ótimas da desenvolvimento de vida na Terra; eventuais falhas nessa camada, os chamados buracos na camada de ozônio, têm como concequência direta um aumento da incidência de raios ultravioleta.
Carbono – Elemento químico não-metálico, de símbolo C e número atômico 12. É encontrado em todos os compostos orgânicos e é o único elemento cujos compostos são considerados um ramo completo da química.
Carbono 14 – Isótopo radioativo, com diversas aplicações técnicas, mormente na datação de solos e fósseis de seres vivos.
Carcinogênese – Produção de doença conhecida como câncer.
Carga Útil - conjunto de equipamentos de medição ou satélite, transportado por um veículo espacial para cumprir determinada missão.
CD-ROM (Compact Disc Read Only Memory) – Tipo de disco óptico capaz de armazenar até 630 MB de dados. Os CD-ROMs são largamente utilizados para armazenar informações que requerem alta capacidade de armazenamento. Isso inclui gráficos de alta qualidade, sons e especialmente vídeos. Os títulos em CD-ROM mais populares são os de jogos de computador e de referências multimídias (como enciclopédias)
Celulose - (1) é um carbohidrato de alto peso molecular, principal material sólido constitutivo da madeira e certos vegetais fibrosos  (2). Sob o ponto de vista  da indústria de celulose e papel, é o que grandes quantidades de lignina e outros vegetais fibrosos depois que grandes quantidades de lignina e outros carbohidratos que não celulose, foram removidos por operações de cozimento e sucessivamente branqueamento. Em menor escala, mais por traduções acadêmica. As principais características da celulose descritas neste trabalho são: peso da celulose, umidade dacelulose, comprimento de fibra, curvas de moagem, branquealidade, alvura,  viscosidade, celulose alfa, celulose beta, celulose gama,   celulose Cross e Bevan, holocelulose, hemicelulose. (Ver processos de obtenção da celulose).
Cerrado – Tipo de vegetação que ocorre no Planalto Central Brasileiro e em áreas da Amazônia e do Nordeste, em terreno geralmente plano, caracterizado por árvores baixas e arbustos espaçados, associados a gramíneas.
Ceratólica – São Substâncias que produzem o descascamento da camada córnea (epiderme)
Ciclone – Área de baixa pressão. Em uma carta meteorológica, esta área é representada é representada por uma série de isóbaras fechadas, usualmente de forma circular ou oval, e é caracterizada por ventos que se deslocam no sentido contrário ao movimento dos relógios, no hemisfério norte e no mesmo sentido no hemisfério sul. Nas áreas tropicais, eles constituem um sistema de tempestade de grande intensidade, com ventos superiores a 12 na escala Beaufort, chamados de furacões ou tufões.
Chorume Líquido de cor escura, gerado a partir da decomposição da matéria orgânica existente no lixo. O chorume tem mau cheiro e apresenta alto potencial poluidor.
Cloro - gás obtido da eletrólise do cloreto de sódio ou sal de cozinha, usado no primeiro estágio da sequência de branqueamento da celulose.
Clorofluorcarbono (CFC) Composto químico gasoso, cuja molécula é composta dos átomos dos elementos cloro, flúor e carbono, de onde vêm suas iniciais (CFC) . Constitui um gás de alto poder refrigerante e também um dos principais componentes na produção de espumas. Originalmente, era utilizado em larga escala como gás propelente de recipientes aerosóis. Este uso está praticamente banido pelos seus comprovados efeitos danosos à camada de ozônio.
Coifa - parte frontal de um foguete, onde se acomoda a carga útil.
Combustíveis Fósseis - Nome dado ao petróleo, carvão mineral e gás natural. É uma formação orgânica depositada no subsolo e que sofreu fossilização. Pode ser queimada para a obtenção de calor ou outra forma de energia.
Cracker Tipo de pessoa que tenta acessar sistemas sem autorização, penetrar ilegalmente em computadores de outros usuários ou empresas, ou modificar o comportamento de programas. Essas pessoas geralmente não têm as melhores intenções, ao contrário dos hackers, e possuem muitos meios de quebrar um sistema
D
Delta - Depósito aluvial que aparece na foz de alguns rios, avançando Como um leque na direção do mar. Essa forma de deposição exige certas condições como ausência de correntes marinhas, fundo raso e abundância em sedimentos.
Desertificação Fenômeno de transformação de áreas anteriormente vegetadas em solos inférteis devido a ações antrópicas, como mau um e exploração da terra. Pode também ocorrer por processos naturais, como, p. ex., devido a um ressecamento climático, que é uma diminuição de umidade por períodos longos de tempo.
Desmatamento - Qualquer processo de alteração da cobertura vegetal movido pela espécie humana em que a vegetação resultante armazena menos carbono do que a original (incluindo o solo sobre o qual ela se encontra).
Difração Capacidade das ondas de contornar obstáculos.
Dióxido de Carbono (CO2) - Representado pela fórmula CO², é um gás naturalmente presente na atmosfera terrestre em quantidades muito pequenas (apenas cerca de 0,03 % do volume da atmosfera é constituído por este gás). É um importante fator na fotossíntese, pois fornece o carbono que será usado para a fabricação de moléculas que armazenam energia na forma de ligações químicas. Trata-se do mais importante gás que provoca o efeito estufa, depois do vapor d'água.
E
Ecossistema – (1) Sistema natural, aberto, que inclui, em certa área, todos os fatores físicos e biológicos (elementos bióticos e abióticos) daquele ambiente e suas interações. (2) Complexo dinâmico de comunidades vegetais, animais e de microorganismos e o seu meio inorgânico que interagem como uma unidade funcional.
Efeito estufa – Aumento da temperatura da atmosfera terrestre em consequência da absorção de energia reemetida pela superfície terrestre. Os principais gases responsáveis pelo efeito estufa são dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), monóxido de carbono (CO), óxido nitroso (N2O) e óxido nítrico (NO), cuja concentração na atmosfera vem aumentando sensivelmente devido às atividades antrópicas.
Entulho de construção e demolição Resíduos do processo de construção, reforma ou demolição de edifício e outras obras civis. A composição dos entulhos é afetada pela tecnologia construtiva empregada na região.
Escória de alto forno Resíduo não metálico da produção de ferro gusa. Quando resfriada bruscamente (granulada) possui propriedades aglomerantes.
Escória de alumínio - Escória da produção metalúrgica do alumínio.
Espectro - faixa em que se decompõe a luz, onde se pode detectar a distribuição de intensidade de uma fonte de radiação eletromagnética em função do comprimento de onda ou da freqüência.
Estação espacial – Engenho espacial que não dispõe de meio de propulsão autônomo ou de meio de propulsão reduzido, destinado a assegurar uma missão determinada, com um certo caráter de permanência: pode estar em órbita ou ser depositada sobre um astro. Pode ser habitada ou automática.
Estágio - componente de um foguete que possui seu próprio mecanismo de propulsão.
Estratosfera - região atmosférica situada entre 10 e 100km de altitude, onde não mais ocorrem as perturbações características da troposfera, a camada situada imediatamente abaixo.
Estuário - Para a geografia, forma de desembocadura de um rio num oceano; diferentemente de um delta, que possui vários braços, o estuário tem uma única saída do rio, geralmente batido por correntes marinhas e ondas, que dificultam a deposição de sedimentos. Para a ecologia, extensão de água costeira semi-fechada que se comunica com o mar, sofrendo influência da maré e da água doce da drenagem terrestre. É considerado um ecótono entre a água doce e os habitats marinhos.
Eutroficação - Processo de enriquecimento das águas por nutrientes que alimentam o crescimento vegetal. Muitas vezes, o superenriquecimento, causado por esgotos e escoamento de terras com fertilizantes agrícolas, resulta em crescimento bacteriano excessivo, com consequente depleção de oxigênio, levando à morte parcial ou total das espécies locais. O mesmo que eutrofização.
Extrato - É um produto hirossolúvel tirado dos fios de cabelo resultantes dos cortes executados por especialistas da área cosmética (cabeleireiros)
F
Fenótipo (do grego phaín – aparecer, e typos – modelo) Expressão física ou aparência externa do organismo, resultante da interação entre genótipo e o ambiente. Um fenótipo pode não ser a expressão de um gene, assim como um gene pode não estar representado fenotipicamente (na aparência física): uma planta pode ficar pequena porque não se alimentou adequadamente, ou porque possui genes que determinam tamanho pequeno (nanismo). Da mesma forma, um organismo de olhos pretos pode esconder um gene recessivo de olhos azuis.
Fibra - é o nome que se dá à célula unitária do crescimento vegetal, de comprimento muitas vezes o diâmetro, de formato cilíndrico afinado nas extremidades, que é a unidade da celulose usada para fabricação de papel.
Fibras vegetais Resíduos da manufatura de produtos que utilizam fibras vegetais. Normalmente constituído de fibras de pequenas dimensões. Inclui fibras de coco e de sisal.
Fissão – Fenômeno no qual um núcleo pesado de átomo é dividido em dois núcleos de massa intermediária, com liberação de energia. Essa energia é empregada nas centrais nucleares e no preparo de bomba atômica.
Fitoterápico – Preparação farmacêutica (extratos, tinturas, pomadas e cápsulas). Que utiliza como matéria-prima partes de plantas, como folhas, caule, raizes, flores e sementes, com conhecido efeito farmacológico
Foguete - veículo destinado a levar ao espaço cargas úteis e/ou tripulantes.
Foguete de Sondagem - veículo destinado à pesquisa na alta atmosfera. No Brasil, é representado pelos foguetes Sonda ( I, II, III e IV) e VS-30 e VS-40.
Fotossíntese - A fotossíntese é uma função que apenas os vegetais são capazes de realizar. É por meio dela que as plantas produzem compostos orgânicos ricos em energia (glicose) e liberam oxigênio. A fotossíntese ocorre quando a água e o gás carbônico, na presença da luz, dão origem à glicose, nas partes verdes dos vegetais. A folha é a parte do vegetal em que mais se realiza a fotossíntese. Além de ser rica em clorofila, sua posição na planta, geralmente exposta à luz, e sua forma laminar permitem que a energia do sol seja absorvida com maior eficiência.
Foz - Local onde um rio deságua. Pode ser no mar, num lago ou num outro rio. A forma da foz pode ser classificada em dois tipos: estuário e delta.
Fusão – Combinação de átomos para liberar energia.
G
Galáxia – Sistema estelar isolado no espaço cósmico contendo mais de 100 bilhões de estrelas, nebulosas, aglomerados, poeira e gás. O sistema solar pertence a Via Láctea, mas existem milhares de galáxias além da nossa. A mais famosa delas é a de Andrômeda, que pode ser vista a olho nu, embora a 2 milhões de anos-luz de nós. Elas têm as mais diversas formas e tamanhos. Existem, entretanto, três tipos principais: elípticas, espirais e barradas. Algumas não têm forma especial, sendo chamadas de irregulares.
Genética Ramo da biologia que estuda a hereditariedade, especialmente os mecanismos de transmissão hereditária e a variação dos atributos herdados entre organismos semelhantes ou aparentados.
H
Hacker – Pessoas que sente prazer em ter um entendimento mais íntimo do funcionamento de um sistema, de um computador e/ou de redes de computadores, em particular. O termo tem sido usado equivocadamente como sinônimo de Cracker
Herbário – Coleção de espécimes vegetais secos e prensados, arranjados de forma sistemática, e que servem de referência taxonômica para a identificação e classificação de outras espécies.
Herbicida - Susbstância química empregada na agricultura para extirpar as ervas daninhas. [Os herbicidas podem ser seletivos quando só extirpam determinadas espécies de ervas, e não seletivos. Constituem produtos agrotóxicos dos mais poluentes e, em geral, os menos biodegradáveis. O agente laranja é um exemplo de herbicida altamente nocivo.
Hidrocarboneto - Grupo de compostos orgânicos formados de carbono e hidrogênio; hidrato de carbono. [São corpos originários de todas as combinações orgânicas, restos de combustível não queimados, que participam de reações fitoquímicas na atmosfera, degradando o ambiente e tendo como resultado o câncer, doenças do sistema nervoso e efeitos narcóticos.]
Hidrófilo - 1. Diz-se de ou planta adaptada à vida na água ou em ambientes encharcados. II. Que gosta de água. III. Que absorve bem a água. IV. Que é polinizado pela água.
Hidroponia - Técnica de cultivo de plantas que dispensa a terra, utilizando para tal um meio inerte (resina ou água), no qual as raizes são diretamente alimentadas com soluções nutritivas sintéticas - hidrocultura, hidropônica.
Hipóxia Condição em que a concentração de oxigênio no interior do organismo é menor que a medida ao nível do mar (normal)
Home-Page – Página inicial de qualquer endereço eletrônico com conexão, ou hiperlinks, para outros servidores da Internet ou ainda para a entrada de hipertexto
Hora – 1. Unidade de tempo igual a 3.600 segundos. 2. Instante fornecido por uma escala de tempo, onde a unidade adotada é a hora com suas subdivisões sexagesimais. Tal divisão em minutos e segundos é relativamente moderna, pois os relógios de antigamente eram por demais imperfeitos para indicar estas pequenas divisões do tempo. Elas foram introduzidas depois da invenção do pêndulo, pelos astrônomos, que as tomaram da divisão do círculo. A divisão do dia em horas foi arbitrária porque não foi indicada pela natureza.
I
Impacto ambiental - Qualquer alteração no ambiente causada por atividades antrópicas. Pode ser negativo, quando destruidor e degradador dos recursos naturais, ou positivo, quando regenerador de áreas e/ou funções naturais anteriormente destruídas.
In natura - Literalmente, "em sua própria natureza", isto é, sem alteração.
Internet - É uma rede de redes que se comunicam por meio do protocolo TCP/IP. Originalmente criada nos Estados Unidos, se tornou uma associação mundial de redes interligadas, em mais de 70 países.
In vitro - "No vidro", no tubo de ensaio. Genericamente, se diz do que é realizado num meio artificial, em oposição à in vivo.
In vivo - Num ser vivo. Qualidade do que é realizado dentro do corpo de um organismo vivo, em oposição a in vitro, que é realizado num meio artificial..
Ionosfera - zona atmosférica que se caracteriza pela presença de partícula carregadas (elétrons e íons), que se estende da altitude de 50km até algumas centenas de quilômetros.
J
Janela de Lançamento - melhor período para a realização do lançamento de um veículo espacial.
Jusante - Qualificativo de uma área que fica abaixo de outra à qual se refere. De uso comum ao se considerar uma corrente fluvial. Costuma-se empregar a expressão relevo de jusante para se descrever uma região que está numa posição mais baixa em relação a uma mais elevada.
K
Kelvin – Unidade de temperatura no sistema internacional, igual ao grau da escala de temperatura absoluta. O Kelvin é a fração 1/273,16 da temperatura termodinâmica do ponto tríplice da água, cuja temperatura é, por definição, igual a 273°, 16. É unidade de medida de intervalo de temperatura, mas, em geral, não se faz qualquer distinção e se diz grau kelvin. Abreviatura: K.
L
Laser – Energia eletromagnética coerente, na faixa da freqüência luminosa, polarizada de forma especial, gerada pela amplificação de emissão estimulada de radiação. Seu nome vem de Light Amplification by Stimulate Emission of Radiation. Hoje o laser faz parte da vida humana, com aplicações que vão desde cirurgias de olhos e cerebrais, até comunicações via fibra ótica, passando pelos discos de música e computador (CDs), e instrumentos industriais de altíssima precisão.
Lignina -  parte da composição do vegetal, que não é um carbo-hidrato, usualmente determinada como resíduo deixado pela hidrólise com um ácido forte do material vegetal, depois que outros extratos tais como ceras, resinas, tanino, etc., foram removidos. É um material amorfo, de alto peso molecular, predominantemente aromático. As coníferas de um modo geral, apresentam um teor de lignina de 26 a 34%, enquanto que as madeiras duras geralmente têm de 16 a 24%. A lignina é grandemente removida no processo de cozimento,  ao passo que na fabricação de pasta mecânica ela permanece intacta. Pelas sequências de branqueamento, ela é descolorida ou quase totalmente removida para tornar a celulose o mais alva possível.
Lixo Espacial - detritos provenientes de objetos lançados no espaço, permanecendo por algum tempo em órbita da Terra. A maior concentração do lixo espacial situa-se entre 250 e 1000km de altura e compreende estágios de foguetes, satélites desativados, tanques de combustível e fragmentos de equipamentos.
Longitude – Distância angular da projeção de um ponto sobre o plano fundamental, num sistema de coordenadas esféricas, contando a partir de uma direção origem, em princípio de 0° a 360°.
M
Manejo – Aplicação de programas de utilização dos ecossistemas, naturais ou artificiais, baseada em princípios ecológicos, de modo que mantenha da melhor forma possível as comunidades vegetais e/ou animais como fontes úteis de produtos biológicos para os humanos e também como fontes de conhecimento científico e de lazer.
Metano (CH4) - Também conhecido como "gás dos pântanos", é formado pela decomposição de compostos orgânicos na ausência de oxigênio por determinadas bactérias, seja em pântanos, seja no estômago do gado, seja no de outros ruminantes. Fontes adicionais, induzidas pela espécie humana, são a queima de biomassa vegetal, vazamentos de dutos de gás natural, plantio de arroz em áreas alagadas e a mineração de certo tipo de carvão mineral. Boa parte do metano desaparece em reações químicas na própria atmosfera e uma fração pequena é absorvida por microorganismos existentes no solo. O metano contribuiu com 15% do efeito estufa.
Montante - Qualidade do que está em uma posição rio acima. Aquilo que se encontra voltado para nascente de um rio.
N
Nascente – Região onde os olhos d´água dão origem a um curso fluvial. O mesmo que cabeceira.
O
Órbita - trajetória descrita no espaço por um corpo celeste ou nave espacial.
Organismo geneticamente modificado (OGM) – Organismo cujo material genético (ADN/ARN) tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética.
Osmose - Fenômeno produzido quando duas substâncias liquidas ou dissolvidas, com concentrações desiguais e separadas por membrana serniperrneável, atravessam-na e se misturam.
Ozônio (O³) - Gás formado quando hidrocarbonetos reagem com óxidos de nitrogênio na presença de luz solar. É um dos poluentes mais graves da troposfera, contribuindo para a formação da fotoquímica.
P
Painéis (de construção) – Painéis pré-moldados destinados a construção de paredes ou forros.
Painel Solar - conjunto de células solares destinado a produzir energia elétrica a bordo de um engenho espacial.
Partenogênese Reprodução sem a fertilização por gameta machos, normalmente envolvendo a formação de ovos diplóides cujo desenvolvimento é iniciado espontaneamente. Ocorre, p. ex., nas abelhas, facilitando assim a formação da casta.
Particulado – Material encontrado na atmosfera na forma de partículas sólidas ou pequenas gotas. Varia de tamanho de 0,1 a 25 micras de diâmetro. Os particulados podem vir de fontes naturais, como a poeira e as cinzas da erupção vulcânica, ou podem ser resultantes de atividades humanas, como fuligem das chaminés das fábricas, quando constituem poluição.
Patente – É o documento de proteção de uma invenção, modelo de utilidade, desenho industrial e da marca. Quando o pedido de patente é apresentado ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), órgão competente brasileiro, ele se chama depósito. O Inpi leva cerca de três anos e meio para certificar-se do caráter de originalidade do pedido depositado, para então emitir a carta de patente.
Poluição – Resultado da liberação de poluentes no ambiente. Degradação da qualidade ambiental resultante das atividades que direta ou indiretamente: prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente, lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
Princípio do poluidor-pagador – Princípio segundo o qual aquele que polui deve pagar uma taxa correspondente ao volume de poluição que gera.
Propelente - composto sólido ou líquido que, através de uma reação química, permite a propulsão de um foguete.
Propriedade industrial – Segundo a Lei 9.279/96, em vigor, é a proteção dos direitos à propriedade de industrial; efetuando-se mediante concessão de patentes de invenção e de modelo de utilidade, de registros de desenho industrial e de marca; repressão às falsas indicações geográficas (local de procedência do produto) e à concorrência desleal.
Propriedade intelectual – É o conceito mais amplo. Soma os direitos relativos às obras literárias, artísticas e científicas, às invenções em todos os domínios da atividade humana, às descobertas científicas, aos desenhos e modelos industriais, às marcas industriais, comerciais, às interpretações e às execuções dos artistas, aos fonogramas e às emissões de radiodifusão, à proteção contra a concorrência desleal e todos os outros direitos inerentes à atividade intelectual nos domínios industrial, científico, literário e artístico. No Brasil não são patenteáveis o todo ou parte dos seres vivos, nem a biodiversidade, reconhecida como propriedade coletiva.
Q
Qualidade de vida – Estado das principais variáveis do ambiente que afetam o bem estar dos organismos, particularmente dos humanos. Termo empregado para caracterizar as condições do ambiente segundo um conjunto de normas e padrões ambientais pré-estabelecidos
Queimada – Incêndio proposital de uma área vegetada por ação antrópica, onde a eliminação da vegetação tem o objetivo de preparar o terreno para agricultura ou pasto .   A queimada contribui, entretanto. para a gradual esterilização do solo, acidificando-o e destruindo grande parte de sua microvida. As queimadas são as responsáveis pela maioria dos incêndios florais.
Químico – Neologismo utilizado para designar uma substância química, de forma geral. Profissional da área química
R
Rastreio - determinação à distância, instantânea e contínua, de uma ou mais variáveis características de um veículo ou sistema espacial, em geral associadas ao seu movimento.
Reciclagem – Ato de tornar útil e disponível novamente, eventualmente por meio de um processo de transformação físico-química, material que já foi utilizado anteriormente dentro de um sistema. Materiais que seriam descartados como lixo tornam-se novamente matéria-prima para a manufatura de bens, reduzindo a extração de recursos naturais.
Reciclagem primária Reciclagem de um resíduo dentro do mesmo processo industrial que o gerou. Exemplo: reciclagem de embalagens plásticas na indústria de embalagens.
Reciclagem secundária Reciclagem de um resíduo como matéria prima para outro processo industrial. Exemplo: reciclagem de embalagens plásticas como material de construção civil.
Rede – Conjunto de computadores interligados, compartilhando um conjunto de serviços
Remediação Natural Estratégia de gerenciamento que se baseia nos mecanismos naturais de atenuação, com diluição, evaporação e biodegradação para remediar solos e águas subterrâneas contaminadas com compostos tóxicos.
Resíduo Todos os produtos gerados em qualquer processo que não aquele (s) para os quais o processo foi estruturado ou concebido ou dejetos de seres vivos. Inclui subprodutos.
Reuso É o uso repetido de um produto no processo produtivo em sua forma original, isto é, sem processamento, exceto por processo de limpeza ou classificação. Exemplo são as garrafas retornáveis.
Rio - Corrente de água resultante do afloramento de um lençol d'água num vale ou do derretimento de neve ou gelo a juzante. O curso d'água pode ser dividido em superior, médio e inferior, ou alto, médio e baixo curso. Em cada uma dessas partes predominam diferentes processos geomorfológicos, como erosão, transporte e sedimentação, na ordem do alto para baixo do curso.
S
Salinidade - Medida da concentração de sais dissolvidos na água. Para medir a salinidade são levados em conta todos os sais encontrados na água. Geralmente o principal deles é o cloreto de sódio, que costuma estar em maior quantidade. A salinidade é medida em partes por mil, representada pelo símbolo % . Todas as águas têm sais, em maior ou menor quantidade. A salinidade da água do mar é de aproximadamente 35 %.
Sambaqui - Depósito de conchas e restos de peixes conformando objetos arqueológicos, encontrado na costa brasileira, resultado de séculos de acampamentos indígenas, e considerados monumentos arqueológicos. [Ricos em calcário, os sambaquis estão sendo destruídos em virtude da exploração irracional feita pelas fábricas de cal, cimento e adubos.]
Satélite Artificial - equipamento colocado no espaço, em órbita da Terra ou de outros corpos celestes. O primeiro satélite artificial da Terra foi o Sputnik 1, lançado pela União Soviética, em 4 de outubro de 1957.

Satélite de Coleta de Dados - satélite que objetiva a redistribuição de dados ambientais coletados por plataformas terrestres. Os satélites SCD-1, SCD-2 e CBERS-1, atualmente em órbita, executam esta função.

Satélite de Comunicação - satélite artificial projetado para receber e retransmitir as ondas de rádio e televisão entre vários pontos da Terra ou entre uma nave espacial e uma estação terrestre.

Satélite de Sensoriamento Remoto - satélite destinado ao monitoramento dos recursos naturais da Terra, como, por exemplo, o acompanhamento de queimadas, desmatamentos e ocupações rurais e urbanas. Para tanto, possui sistemas de detecção das ondas eletromagnéticas emitidas ou refletidas pela superfície.

Satélite Geoestacionário - satélite posicionado em órbita circular equatorial a 36 mil quilômetros de altitude, girando ao redor da Terra com a mesma velocidade com que esta realiza uma rotação completa, de modo a ficar sempre apontado para o mesmo local. Usualmente, são os satélites de comunicação.

Satélite Meteorológico - satélite cujo objetivo é monitorar a atmosfera e a superfície terrestre, fornecendo dados para a elaboração das previsões do tempo.
Scanner – Dispositivo que permite capturar textos e ilustrações em papel e transformá-los em uma imagem bitmap para que o computador possa utilizá-la
Sensoreamento remoto - Coleta e análise de dados científicos sobre fenômenos que ocorrem na Terra - superfície, abaixo e acima -, inclusive nos oceanos, sem entrar em contato físico com ela. [Essas informações são colhidas de várias maneiras, desde o uso de fotografia aérea convencional até o radar e os monitores eletrônicos aéreos, especialmente os montados em satélites artificiais, como o Landsat.]
Sílica - Dióxido de silício, elemento presente em cerca de 60% da crosta terrestre.
Sinatrópicos – São aqueles animais que vivem junto ao homem, mas não são domésticos, como ratos, morcegos, pulgas, pombos domésticos e escorpiões
Sinergia – Fenômeno que ocorre quando a interação de duas causas provoca um efeito total maior do que a soma do efeito das duas, agindo separadamente. Por extensão, qualidade de qualquer fenômeno no qual um todo é mais ativo, eficiente ou produtivo do que a soma a soma de suas partes.
Sisal - vegetal existente nativo no Nordeste do país, cujas fibras são usadas na indústria  têxtil local ou para exportação. As fibras de qualidades inferior, denominadas buchas do campo, são empregadas em escala industrial para fabricação de celulose soda de alta resistência, principalmente em indústrias locais.
Software Livre - é um programa de computador que pode ser usado, copiado e distribuído livremente. Essas liberdades possibilitam que a comunidade possa aperfeiçoar os programas de acordo com a sua realidade e necessidade. Também propiciam o desenvolvimento da inteligência coletiva, dando autonomia ao cidadão. Além disso, o software livre pode gerar economia do valor das licenças de uso do software.
Suborbital - trajetória de vôo que não percorre uma órbita completa.
SVGA Significa qualquer modo de vídeo igual ou superior à resolução de 640x480 pontos com 256 cores ou mais
T
Tecnologia limpa – Tecnologia que produz nenhum, ou quase nenhum, rejeito poluente durante o processo produtivo, caracterizada por uma alta eficiência de aproveitamento dos recursos que utiliza e consome.
Toxina - Substância de natureza protéica altamente tóxica, de estrutura química desconhecida e de efeito específico. [A maior parte das toxinas é formada por bactécias que podem ser endotoxinas e enxotoxinas. A maioria das toxinas bacterianas atua como antígeno.
Tropodifusão – Quando as frequências das ondas de rádio estão entre 300Mhz e 30Ghz, estas podem refletir-se na troposfera, sendo portanto captadas por antenas que estejam fora do campo de visualização do transmissor. A troposfera serve como um espelho ao refletir as ondas de rádio.
Troposfera - primeira camada atmosférica, caracterizada pelos fenômenos meteorológicos. É a mais próxima da superfície terrestre. 
U
Umidade relativa – Para uma dada temperatura e pressão, a relação percentual entre o vapor d’água contido no ar e o vapor que o mesmo poderia conter se estivesse saturado a idênticas temperatura e pressão.
Umidade relativa do ar - Relação, em percentagem, entre a quantidade de vapor existente no ar e a quantidade máxima que o ar e a quantidade máxima que o ar pode conter quando saturado de vapor. [Sendo E igual à tensão do vapor existente, Es à tensão de saturação e U à umidade do ar - U = EES x 100. A umidade varia assim de 0% (ar totalmente seco) até 100% (ar totalmente saturado). Acima de Es o vapor se transforma em líquido.
V
Valor agregado – Econ. Diferença entre o custo dos insumos para produzir algo e o seu preço de venda.
Vinhaça rincipal efluente das destilarias de álcool produzido a partir da cana de açúcar. Para cada litro de álcool são produzidos 13 litros de vinhaça. Efluente, também chamado de vinhoto, considerado altamente poluidor.
Vinhoto - Resíduo líquido da produção de álcool motor. [É altamente poluente se despejado nos rios, porém, com tratamento adequado. resulta em excelente fertilizante.]
Vírus - Formação esférica ou alongada, visível unicamente em microscópio eletrônico, composta de moléculas de ácido nucléico e proteína. [Quando se infiltra em células vegetais, animais e humanas, multiplca-se, provocando diversas enfermidades.]
Vocação do solo - Aptidão natural particular de um solo para determinada produção, e que depende também do nível econômico e social da população que vive nele.
Voçaroca - Processo erosivo subterrâneo. causado por infiltração de águas pluviais, através de desmoronamento e que se manifesta por grandes fendas na superfície do terreno afetado, especialmente quando este é de encosta e carece de cobertura vegetal.
Voçoroca Tipo de erosão onde grandes cicatrizes se abrem no solo devido ao escoamento superficial e/ou subsuperficiais.
W
Webmaster – Pessoa responsável pela administração de um host www
X
Xerófilo – Qualidade do organismo que vive em lugar com carência de água
Xisto – Rocha metamórfica, na qual os diferentes minerais encontram-se dispostos em camadas, ao contrário do que se observa em rochas magmáticas
Y
Z
Zero Absoluto – Temperatura teórica na qual cessa qualquer movimento térmico ou ação de aquecimento; valor aproximado: -273°, 16C, 459°, 69 Fahrenheit, zero grau Kelvin e zero grau Réaumur.
Zigoto Célula diplóide formada pela união de gametas masculinos e femininos durante a fertilização.
Zona costeira - Pela legislação, espaço geográfico de interação do ar, do mar e da terra, incluindo seus recursos renováveis ou não, abrangendo uma faixa marítima e outra terrestre, que serão definidas pelo Plano Plurianual de Gerenciamento Costeiro.
Fontes
Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais (Thex Editora – RJ) - Pedro Paulo de Lima e Silva, Antônio José Teixeira Guerra, Patrícia Mousinho, Cecília Bueno, Flávio de Almeida, Telma Malheiros e Álvaro Bezerra de Souza Jr.
Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica – Ronaldo Rogério de Freitas Mourão. Editora Nova Fronteira (1987).
Marcelo Hermes Lima, professor de Biofísica e Bioquímica do Departamento de Biologia Celular, da Universidade de Brasília (UnB).
Henry Xavier Corseuil, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Revista Rumos, da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE) – Brasília – DF.
Departamento de Engenharia de Construção Civil (PCC), da Escola Politécnica (Poli), da Universidade de São Paulo (USP)
Kerin Dourado Alt, sócio proprietário da Petas Systems – Segurança de Informações e Conectividade (RS)
Clube da Árvore

Sem comentários:

Enviar um comentário