segunda-feira, 1 de julho de 2013

Geofísica X Geologia?

Geofísica X Geologia?

A geofísica é o estudo da Terra realizado através das medidas de suas propriedades físicas. Os geofísicos adquirem, processam e interpretam os dados coletados por meio de instrumentos especiais, com o objetivo de obter informações indiretas sobre a estrutura e composição das rochas em subsuperficie. Grande parte do conhecimento adquirido sobre o interior da Terra além dos limites alcançados por poços vem de observações geofísicas. Por exemplo, a existência e as propriedades da crosta, manto e núcleo da Terra foram inicialmente determinadas através de observações de ondas sísmicas geradas por terremotos, como também através de medidas de atração gravitacional, magnetismo e das propriedades térmicas das rochas.
A geofísica é uma ciência multidisciplinar que além de auxiliar em estudos geológicos (mineração, petróleo e hidrogeologia), possui também aplicabilidade em áreas como engenharia civil, meio ambiente e arqueologia.
Nem sempre é fácil estabelecer uma fronteira entre Geologia e Geofísica. A diferença fica, primariamente, no tipo de dado que se manipula.
A Geologia envolve o estudo da Terra através de observações diretas de rochas que estão expostas na superfície ou de amostras retiradas de poços perfurados com esta finalidade e a conseqüente dedução de sua estrutura, composição e história geológica pela análise de tais observações.
A Geofísica, por outro lado, envolve o estudo das partes mais profundas da Terra, aquelas que não podemos ver através da observação direta. A principal característica dessa geociência é a medição das propriedades físicas da Terra com instrumentos sofisticados e apropriados. Também fazem parte das atividades da geofísica o processamento dos dados levantados nestas pesquisas e a interpretação dessas medidas para se obter informações úteis sobre a estrutura e sobre a composição daquelas zonas inacessíveis de grandes profundidades. A distinção entre estas duas linhas de ciências da Terra é muito sutil. Para entender melhor a atuação do geofísica, veja as cinco principais etapas de trabalho de um geofísico.

Sem comentários:

Enviar um comentário