sexta-feira, 3 de maio de 2013

Rio Kwanza


O Rio Kwanza  é o maior rio exclusivamente angolano.
O rio Kwanza nasce em Mumbué, município do Chitembo, Bié, no Planalto Central de Angola. O seu curso de 960 km desenha uma grande curva para Norte e para Oeste, antes de desaguar no Oceano Atlântico, na Barra do Kwanza, a sul de Luanda.
Com uma bacia hidrográfica de 152.570 km², o Kwanza é navegável por 258 km desde a foz até ao Dondo. As barragens de Cambambe e de Capanda produzem grande parte da energia eléctrica consumida em Luanda. As barragens também fornecem água para irrigação de plantações de cana-de-açúcar e outras culturas no vale do Kwanza.
É no maior afluente do Kwanza, o rio Lucala, que se encontram as grandes Quedas de Kalandula. Junto da foz do rio fica o Parque Nacional da Quiçama.
O rio Kwanza foi o berço do antigo Reino do Ndongo, tendo também sido uma das vias de penetração dos portugueses em Angola no século XVI.
O rio dá o seu nome a duas províncias de Angola — Kwanza Norte, na sua margem norte, e Kwanza Sul, na margem oposta — bem como, desde 1977, à unidade monetária nacional, o kwanza.



Kwanza
Rio Kwanza próximo de Dondo
Rio Kwanza
Rio Kwanza
Comprimento960 km
NascenteMumbué, ChitemboBié
Altitude da nascente1 929,74 m
FozOceano Atlântico
Área da bacia152 570 km²
Afluentes
principais
Lucala, Mucoso, Lombe, Cuíje, Cuque, Luando, Cuíva, Cuíme, Chimbamdiango, Gango, Cutato, Cunhinga, Lúbia, Cunje, Cuquema
País(es) Angola
País(es) da
bacia hidrográfica
 Angola

Fonte: Google e Portal de Angola

Sem comentários:

Enviar um comentário