quinta-feira, 2 de maio de 2013

IBM cria 'menor animação do mundo' manipulando átomos

IBM cria 'menor animação do mundo' manipulando átomos

Para 'A Boy and his Atom', átomos foram ampliados 100 milhões de vezes.
Manipulação de átomos pode criar armazenamento de dados melhor.

Do G1, em São Paulo
12 comentários
IBM manipulou átomos para criar curta de animação (Foto: Divulgação/IBM)IBM manipulou átomos para criar curta de animação (Foto: Divulgação/IBM)
A IBM publicou o vídeo de uma animação que, em vez de personagens criados por computador como em "Toy Story" ou "Procurando Nemo" ou que usa massa de modelar como "Wallace & Gromit" ou "Fuga das Galinhas", ela usou átomos.
Chamado de "A Boy and his Atom" (um menino e seu átomo, em tradução), a empresa manipulou átomos para formar a imagem de um menino (clique aqui para assistir). Para que fosse possível visualizar os átomos, a imagem foi ampliada 100 milhões de vezes. Em seguida, foram feitas 250 fotos que, ao serem unidas, formaram a animação.
De acordo com a IBM, foi usado um microscópio especial de duas toneladas que opera a 232 graus Celsius negativos e uma agulha com 1 nanômetro em uma superfície de cobre que permite manipular cada átomo individualmente.
Além da animação, a empresa também criou imagens usando átomos como o logotipo do seriado "Jornada nas Estrelas". A empresa não revelou quanto tempo levou para fazer a animação.
A técnica de manipulação de átomos, segundo a IBM, está em desenvolvimento para tentar encontrar meios mais eficientes de armazenamento de dados. A capacidade de armazenar informações em átomos individuais pode, no futuro, permitir guardar grandes quantidades de dados, como todos os filmes já produzidos, em um objeto do tamanho de uma unha, afirma a empresa.

Fonte: g1.globo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário